sorriso besta . cabelo ao vento . pés descalços . abraço apertado

quarta-feira, junho 20, 2007

*SAUDADES*

¿E quem é que não sente saudade?


SAUDADE
s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;
pesar pela ausência de alguém que nos é querido;
nostalgia;


“O que vale, são outras coisas. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa... Assim eu acho, assim é que eu conto... Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
[[João Guimarães Rosa em Grande Sertão:Veredas]]


Hoje fico a lembrar...
... do tempo em que eu e minhas primas fazíamos piquenique; do tempo em que passava horas sentada conversando com minha falecida vó; do tempo em que colecionava papéis de carta; do tempo em que brincava com as bonecas chuquinhas; do tempo em que leite condensado vinha em formato de pasta dental; do tempo em que circo e parque faziam a alegria da gente [e ainda faz.]; do tempo em que férias era para passar com os familiares distantes; do tempo em que lia gibis; do tempo em que viajava de trem; do tempo em que criança brincava na rua, na terra e descalça; do tempo em que ganhar R$10,00 de presente de aniversario era fenomenal [comprei um pogoboll e ainda sobrou dinheiro. rs*]; do tempo em que ia na praia sem preocupar com a barriga, celulite e estria; do tempo em que viajando brincava de contar placas e cores de carro; do tempo que ouvia A Turma do Balão Mágico ["Vem meu ursinho querido, meu companheiro, ursinho Pimpão..."]; do tempo em que via desenhos animados;
... do tempo em que não era preciso se preocupar com coisas de “gente grande”.


Por essas e outras lembranças, saudade, pra mim, significa “lembranças de coisas boas que ficaram para trás e que marcaram nossas vidas” e não como define o dicionário [leia acima], porque das coisas tristes não quero lembrar.


“Saudade, meu remédio é cantar.”


Eu vou, mas eu volto... *estrela*

4 comentários:

Anônimo disse...

Ei princesa, saudade do tempo em que ficávamos juntos conversando sobre coisas mil. Saudades de quebrar o café na chícara do delicioso café que vc fazia.
Poxa tanta saudade!
Linda, te amo!

Anônimo disse...

Ju, não acho q o dicionário fale de coisas TRISTES, mas sim de coisas/pessoas que já se foram, e a gente sente saudades pq essas coisas/pessoas nos eram queridas e trazem lembranças boas!
E esta palavra com este significado exato só existe na língua portuguesa, não é fantástico isso?
E é algo que eu amo e odeio sentir... Sentimentos antagônicos, mas que, ao se falar de saudades, podem muito bem coexistir!
Beijo

Anônimo disse...

Ihhh! Esqueci de assinar o comment anterior propriamente!
Bjos, Ju*!
Ana.
www.mineirasuai.blogspot.com

Maressa Moura disse...

ai juuuliiiaaa, que lindo isso!

com ctz..saudade é de coisa boa ué!!!
me imaginei em vaarias dessas situações deliciosas tb...
xD

muito bom!!
principalmente na parte de ir a praia sem se preocupar..hauhauah
e nos papeis de carta tb...guardo tudinho ateh hj!

;*