sorriso besta . cabelo ao vento . pés descalços . abraço apertado

domingo, agosto 29, 2010

*MEIA DÚZIA DE IDEIAS*

'... e de close em close fui perdendo a pose e até sorri, feliz.'


5ª IDEIA: sobre mentira e verdade

“Quantas mentiras sou obrigada a dar. Mas comigo mesma é que eu queria não ser obrigada a mentir. Senão, o que me resta?” [Clarice Lispector]

Mentir é pintar o nariz de vermelho, colocar um chapéu de palhaço e achar que você é feliz, quando, na verdade, você apenas esconde uma tristeza por trás de toda essa fantasia. E, quando acabar a encenação, você vai perceber que nada adiantou ou ainda vai continuar se enganando? A tristeza não vai embora só porque você se fantasiou de um personagem engraçado.

A gente não muda o que sente, mas o que faz. Daí os sentimentos mudam.

Mentir é, também, achar que a verdade pode ficar escondidinha a sete palmos do chão. Você pode até conseguir mentir e esconder a verdade para alguns; mas ela – a verdade – vai ficar bem viva pra você, aparecendo feito fantasma o tempo inteiro e, te deixando atordoado. Vale a pena mentir? Vale a pena perder a tranquilidade?

A gente muda a verdade pela mentira, e a paz pelo desassossego.

E, a última coisa e, talvez, a pior que pode acontecer, é que quando você mente acaba perdendo a confiança de alguém, pois quando a verdade vem à tona, vem também a desconfiança do outro por você. Será que existe alguma vantagem em mentir e perder a confiança de alguém?

Considerando a ausência da verdade, o que nos resta é um espaço preenchido por desconfiança, desassossego, desarmonia.
Que tenhamos ternura pra falar das verdades nossas!


PS.: continuarei contando ideias até que se completem meia dúzia.


quem me inspira hoje: Leane Barros, king's kids

2 comentários:

phemerick disse...

Essa minha estrela é a mais inspiradora de todas..!!

Vinícius disse...

Nuss, muito bom o texto ...