sorriso besta . cabelo ao vento . pés descalços . abraço apertado

quarta-feira, janeiro 02, 2008

*NÃO SOU FOFOCA, SOU CULTURA*

Primeiro presente do ano publicado no Caderno 2 do Jornal A Gazeta do dia 02 de janeiro de 2008 que me deixou surpresa, feliz e que, principalmente, me trouxe mais incentivo para continuar com os meus “sussurros da alma”.

Agradeço a Mara Coradello por este reconhecimento tão significativo para mim. Ao contrário do que muitos pensam blog também é cultura.

Deixo aqui o recorte da publicação, retirado do blog da autora da crônica:


Pequena retrospectiva literária de 2007

Mara Coradello

Canais de televisão listaram os fatos importantes de 2007, críticos de música das canções e tantos outros de suas memórias particulares. Todo final de ano, pesa esta medida inventada pelos fenícios, egípcios ou babilônios: o calendário.
De qualquer forma vou fazer minha atrasada retrospectiva que tem cara de perspectiva. Vou falar dos escritores capixabas, sequer publicados em papel, que li neste ano, no meio tão mal falado dos blogs. Eu particularmente acredito, como dito naquela palestra pelo poeta Alexei Bueno “a internet é igual ao Exu na macumba: não faz nem para bem nem para mal; você utiliza como quiser”.
O primeiro citado, Elton Pinheiro, foi meu colega de indicação no Prêmio Taru, uma premiação simpática e impecável. Pois bem, Elton escreve com uma dicção bela e original no blog Polifonia (http://www.eltonpinheiro.blogspot.com/). Vale muito a visita. Gosto também da delicadeza da Julia Emerick que chamou o que escreve de “sussurros da alma”. Peço que ela continue no seu http://www.brilhando.blogspot.com/. Para contrastar, que tal a acidez engraçada de Rodrigo Oliveira na sua Casa de Loucos (http://www.berghof.blogger.com.br/)?
Um que conheço desde o ano passado é Saulo Ribeiro, com seu personagem Duda Bandit, um beatinik lírico, que bebeu, além de cerveja, dos clássicos da boa literatura. Leia em http://www.deitandocabelo.blogspot.com/.
E que tal conhecer as reminiscências de André Oliveira, cronista que tem poucos escritos publicados, mas que já desponta com exemplar cuidado e criatividade: http://www.arasura.blogspot.com/?
Até quem abandonou o blog, como Thiago Raft, ora com palavras líricas, ora satíricas no http://www.feefaca.blogspot.com/merece ser lembrado, porque sempre existem os arquivos.
Não poderia deixar de fora blogs que descobri em 2006, mas mantiveram a forma em 2007, como o do Carlos Calenti, que mudou para o Rio de Janeiro, e ainda hoje continua com seu texto fluido e de sinceridade tocante. Ele “fala” justamente da mudança em textos mais recentes: http://www.plocker.blogger.com.br/.
Por falar em sinceridade, é a meu ver, uma marca dos novíssimos escritores capixabas destes blogs, a sinceridade sem cair no vazio umbiguista do confessional, a exemplo cito Kênia Freitas: http://www.provento.blogger.com.br/.
Fecho com a leveza da muito mais que publicitária Elisa Ribs, do www.prolixaporamor.blogspot.com e com o agridoce da moça misteriosa, Cecília ou não, do http://www.dansesurlamerde.blogspot.com/ .
Para tornar mais fácil para o internauta publicarei todos os links no meu. Sim também tenho um blog, o www.cadernobranco.blogger.com.br . E feliz 2008 com muitas leituras, virtuais ou no papel.


Eu vou, mas eu volto... *estrela*

7 comentários:

André Oliveira disse...

Parabéns, Ju...E vida longa aos blogs!

Anônimo disse...

E pensar que eu estou favoritado nele... rsss... Brincadeirinha, mas é um orgulho para nós visitantes!!! Parabéns, mais do que merecido Ju*. Fique com DEUS e feliz 2008!!! Postei texto novo tá?

Liz / Falando de tudo! disse...

Eu vivo a cultura e espalho a fofoca! rs...
vai la no meu cantinho!

Elton Pinheiro disse...

Obrigado pela citação.

Também achei o Taru simpático, gostei de participar.

Feliz início de 2008!..

[ ]s

Elton

Aline Biancardi disse...

Gostei muito do seu blog e já faz parte da minha leitura diária.

Parabéns

Pétala_Ariany Rabello disse...

Ok Jú! Pretendo dar uma olhadinha em tudo! Bem, desejo a vc um ótimo fds! Tenho um textinho novo baseado em fatos reais rs São coisas loucas desta vida q acontecem conosco ou com pessoas q conhecemos. Um pouco de leveza pra descrever a mágoa q fica ao fim de um relacionamento e as idéias loucas q fluem de uma mente que não aceita a rejeição, o abandono dos sonhos traçados.

Bjo querida

Maressa Moura disse...

eu viiii!!!!
eu vi isssooo!!!

adorei...e puuts..muitissimo bem citado né minha amiga?

essa matéria foi ótima!acabei indo por curiosidade em varios dos blogs citados..e aposto q mt gte foi até o seu tb! =)

beijão!