sorriso besta . cabelo ao vento . pés descalços . abraço apertado

terça-feira, outubro 02, 2007

*ROTEIRO*

¿Qual deve ser o roteiro?
¿Causas Sociais ou Lei Moral?


Talvez as causas socias (fome, guerra, falta de abrigo, desonestidade, corrupção, carência de atendimento hospitalar, crueldade, avareza, etc.) existam em decorrência da decadência da lei moral (consciência do certo e errado).

A lei moral nos traz um senso de certo e errado e, consequentemente, evoca a justiça, o respeito, a generosidade, a retidão, e outras qualidades. Em contrapartida, a ignorância à lei moral somada ao livre-arbítrio, pode suscitar a crueldade dentro de nós.

Lewis fala da lei moral como se existisse “dentro de nós mesmos uma espécie de influência ou ordem, que procura nos convencer a nos comportar de determinada forma. E é precisamente isso que encontramos dentro de nós... algo que orienta o universo e que aparece em mim como uma lei que me pressiona a fazer o certo e me faz sentir-me responsável e pouco confortável quando faço a coisa errada.”¹

Assim como existe a lei moral, há também o livre-arbítrio (liberdade de escolha) e, é ele que coloca em jogo a lei moral; porque se existisse apenas a lei moral seríamos intencionados a fazer somente o que é bom, mas, com o livre arbítrio o homem tende a experimentar o que é mau.

Porém, Lewis também afirma que “... o livre-arbítrio, embora possibilite o mal, também é a única coisa que torna possível qualquer tipo de amor ou bondade ou alegria que valha a pena.”², assim temos liberdade de escolhas e, não agimos como máquinas e/ou robôs.

O que pretendo questionar é a liberdade de escolha, a falta de ordem social e educacional em demasia que hoje encontramos. Penso eu, que tudo isso acaba por causar danos humanitários irreparáveis. Isso talvez ocorra porque o homem se apegou incontrolavelmente ao livre-arbítrio e se esqueceu da lei moral.

Deveria existir uma dosagem certa de lei moral e livre-arbítrio dentro de nós.

Devemos colocar em questão os valores humanitários que estamos perdendo em detrimento de uma liberdade de escolha e/ou pensamento egoísta; olhar para as causas sociais e analisarmos o valor inestimável da lei moral para a humanidade e, assim, optarmos por um ROTEIRO de vida benéfico para todos.

Acredito na religião e na educação como meios facilitadores da formação do caráter humano sadio.

Calvino já dizia assim: "Ao lado de uma igreja, uma escola!".

¹ e ² - trechos retirados do livro: Deus em questão: C. S. Lewis e Sigmund Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida de Armand M. Nicholi.

* temos que ter por prioridade a dor do próximo.

Eu vou, mas eu volto... *estrela*

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal esses dialogos. Imagino Issac Newton conversando com Bill Gates, seria sensacional, uma obra ficção com essa ideia, encontros.

Beijos Ju

Luma Rosa disse...

hehehe as conversas do Queiroz!!
A falta de amor ao próximo, está acabando com a humanidade.
Beijus

Maressa Moura disse...

show julia...
adorei esse post filosófico.
a gente tem que pensar mais nessas questões que tantas vezes se confundem nas nossas cabeças, dosagem certa entre moral e livre arbítrio. bem legal e eu quero ter! ;)